15 de setembro de 2015



O motivo que me levou a publicar esse artigo, foi o que aconteceu com um brasileiro que considero amigo! E mora legalmente nos Estados Unidos, a mais de 18 anos, inclusive com cidadania americana e o famoso e almejado por muitos Green Card, que significa em tradução literal “cartão verde” em inglês, oficialmente se chama United States Permanent Resident Card (“Carta de Residência Permanente nos Estados Unidos”). 

É um visto de caráter permanente de imigração que o governo americano concede através de critérios de especificidade próprios. Que por desinformação ou falta dela, ou por um mínimo de conhecimento de alguns, quase fez com que esse brasileiro perdesse seu emprego de motorista de caminhão nos Estados Unidos. Prestem atenção nessa história, “esse caminhoneiro como hobby(palavra inglesa utilizada frequentemente na língua portuguesa  para definir passatempo, ou seja, uma  atividade de ocupação por prazer), faz excelentes vídeos de suas viagens, mostrando as estradas, cidades, caminhões, paisagens e mostrando um pouco da vida dos americanos, postando os mesmos em seu canal no YouTube, chamado de VLOG18RODAS, canal visitado por muitos brasileiros, inclusive eu. Muitas pessoas vendo esses vídeos, pegaram o nome da transportadora em que esse brasileiro trabalha nos Estados Unidos,  tiveram o trabalho de localizar o e-mail e mandaram seus CURRICULUM de motorista para   a empresa, como se fosse assim fácil, desse jeito até eu! Que me desculpem as Antas, mais esses “tapir”, que fizeram essa proeza, ao invés de gastarem tempo procurando por e-mail de empresa americana, poderiam muito bem gastarem seus tempos procurando por informações sobre o assunto!  Como eu fiz e estou passando resumidamente um pouco do que descobri a respeito, em forma de perguntas e respostas, bem como deixando vários links relacionados ao assunto, vamos gente movam-se:

1-Como posso conseguir um visto para morar nos EUA?
– ter um parente de primeiro grau morando legalmente lá (pai, mãe, irmã(o), filho(a), esposa(o)); ou
– por trabalho (tem vários tipos, mas a grande maioria dos vistos são para trabalhos de nível superior – se você não tem nível superior, já vou avisando que vai ser quase missão impossível conseguir,   para isso você precisará ter um visto de trabalho, o H-1B que é o visto mais comum e mais usado.   Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações. Como por exemplo:
    -Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
    -O empregador geralmente requer o diploma para contratação
    -A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.
 – por estudo – pegando um visto de estudante pra um curso de período integral, mas não pense que você vai poder trabalhar e ficar lá depois que acabar o curso; ou
– pela loteria do greencard (diversity visa). A loteria não inclui mais o Brasil, então pode tirar essa forma da lista.
Na página da Embaixada Americana no Brasil você encontra todos os tipos de vistos, em português, CONFIRA AQUI.

2-Posso trabalhar nos Estados Unidos com visto de turista?
Claro que não, isso é contra a lei, principalmente de motorista, porque você precisará de uma Carteira de Habilitação Comercial, sendo que para isso é necessário ter visto permanente e se você for pego pode ser preso  e deportado, e nunca mais na sua vida, pisará em terras americanas.

3-Como posso arrumar um emprego legalmente nos EUA?
Você pode procurar empregos online, tem vários sites grandes e confiáveis, como o Monster.com, o Indeed.com e o SimplyHired. Os empregadores americanos   também   olham muito o Linkedin, então se você não tem um perfil por lá, crie, e preencha com cuidado. Veja se as vagas dizem que só pode aplicar quem tem permissão de trabalho nos EUA, ou se eles indicam que há possibilidade de fazer o visto (sponsor visa).

4-Posso morar nos Estados Unidos com visto de turista?
Você pode ficar nos EUA até 6 meses sem trabalhar. 6 meses é o máximo que um turista pode ficar no país. Mas para isso, alguns detalhes devem ser observados:
– o oficial de imigração na chegada (no aeroporto) tem que carimbar no seu passaporte que você pode ficar o máximo de 6 meses. Eles podem carimbar menos tempo também. Conheço gente que já teve períodos menores carimbados. Tudo depende do que o oficial de imigração achar das suas respostas e intenções no país. Qualquer período maior que 1 mês eles já vão ficar bem interessados em saber o motivo.
– se você vier dizendo que vai ficar 6 meses, vai ter que explicar muito bem como vai se sustentar durante os 6 meses sem trabalhar (prepare-se para mostrar comprovantes financeiros para tal). Vai ter que explicar também que tem vínculo suficiente no Brasil que vai te levar a retornar e não ficar aqui mais do que os 6 meses permitidos. Vão logo querer saber se você não trabalha, como pode ficar longe por tanto tempo, desconfiam mesmo.
– não pense que você pode ficar 6 meses, dar uma saidinha de uns dias e voltar pra ficar mais 6.

5-É fácil arrumar um visto pra morar nos Estados Unidos?
NADA no processo de imigração é fácil. Tire a palavra fácil do seu vocabulário agora. Se alguém te disser que alguma coisa é fácil, ou a pessoa está ilegal, ou é mentira e está te enrolando pra dar algum golpe. Nem pra quem tem parente é fácil, tem muita papelada, muito dinheiro e muito tempo de espera pra conseguir o greencard.

É meus amigos! De motorista de caminhão tá difícil! Mais fácil ser um Pelé, Neymar, Ronaldo Gordo, Professor Pardal, ou então um expert em informática, engenharia nuclear, descobrir como transformar qualquer  coisa em Petróleo ou saber o segredo de parar furacões, tornados, terremotos e outros desastres naturais, do contrário melhor ficar no Brasil mesmo com a Dilma, e parar com essa idiotice de mandar Curriculum aqui do Brasil para empresas no exterior, pois a única coisa que pode conseguir com isso é prejudicar alguém e tomar um processo por danos morais, financeiros e outras “cositas más”.



Categoria:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!